sábado, 20 de fevereiro de 2010

O amor: perguntas e respostas

O que é o amor? Difícil pergunta?! Resposta simples?! Não! O amor não é simples.
Alguns conseguem fazer o amor parecer descomplicado. O mundo adora dizer “eu te amo”. Dizê-lo é fácil. Alguns dizem “eu te amo” para várias pessoas, vários amores; muitas vezes por pensar ser verdade, outras por clichê mesmo.
Amor, então, é um só na vida?
Não, não assim tão taxativo, não assim por definição. Afinal de contas, o assunto é o amor. Como nas tragédias gregas ou nas peças shakespearianas, uma comédia de erros, de enganos: isso é o amor.
Quem já namorou mais de uma pessoa? Mais de duas? Três? ... Certamente se enganou, ou praticou o que momentaneamente parecia correto, sensato (ou apaixonado). E as declarações de amor? Quando namoramos alguém, não pensamos jamais que vai acabar (e isso independe da idade); fazemos juras, planos, tudo. Se vão pra frente? Quem sabe? E se não vão, começa tudo de novo, como num ciclo, como num círculo vicioso.
Às vezes me lembro de uma bela música (triste, como costumam ser as belas músicas) que dizia assim: “quando eu lhe dizia, eu me apaixono todo dia e é sempre a pessoa errada”. Pode ser.
Amores são vários, sim, na vida. Já fui defensor de que amor era um só! Hoje, me nego. Não me arrependo de nada, nada mesmo. Tudo fez parte! Muitos “eu te amo”, de fato, foram desperdiçados; muitas declarações de amor, jogadas ao vento. Mas nenhuma repetida! Nenhuma mesmo; às vezes, parecidas; nunca iguais.
Na verdade, declarações de amor não declaram nada; vários “eu te amo” não amam ninguém. O amor é muito mais que palavras, é sentimento indescritível para meros mortais, apenas os gênios chegaram perto de conseguir defini-lo.
Existem vários amores e paixões, mas existe “o amor”. Aquele amor que você sabe: é, foi, ou será o definitivo. Nem todos têm a sorte de ter, ao mesmo tempo, a pessoa definitiva e “o amor” definitivo de sua vida. Quando se consegue, é fantástico! Acredita-se em tudo. E tudo é possível. Assim me sinto.
Amar é uma arte. É um misto de alegria e tristeza, de riso e de choro, de sonho e de realidade, de noites e dias. Amar é ter com quem chorar, reclamar, sorrir, cantar. Amar é amar e mais nada. Um nada que é tudo e um tudo que é nada. Viva o amor, pois “sem (ele), eu nada seria”.

2 comentários:

  1. Adorei essa postagem. Você soube falar muito bem sobre esta assunto. Amor algo tão complicado e belo ao mesmo tempo. Estou adorando o blog!!!
    Abraços Amanda Maroco

    ResponderExcluir
  2. Amei o texto: "O amor: perguntas e respostas"!
    Lindo D+!!!!

    ResponderExcluir