sábado, 13 de fevereiro de 2010

Profissão de fé

Lecionar é uma arte e, como qualquer outra arte, não basta simplesmente querer, é necessário talento, muito talento! Aliás, hoje em dia talento também não basta. Deve-se encarar a docência como uma profissão de fé: perseverança, paciência e jogo de cintura são condições sine qua non à profissão.
Todo fim de ano e consequente início do próximo ano me repenso, repenso minha profissão, repenso minha vida. É um pouco depressivo, deprimente, confesso, mas é um mal necessário. Eu o faço para renovar (ou não) minha crença naquilo que irá me acompanhar o ano inteiro. Acredito que essa sensação e esse comportamento, à maneira de cada qual, sejam comuns entre professores, não penso ser uma anomalia minha.
Sempre digo que minha profissão é a melhor e a pior do mundo ao mesmo tempo. Por um lado, estamos sempre no meio de jovens, renovando-nos, temos a possibilidade de mudar o mundo; por outro lado, estamos diante do que será (ou seria) o futuro do Brasil e do mundo. E que futuro, hein?!
Mas ... vamos em frente, não desistimos nunca e mais um ano vem, outro se foi; velhos novos alunos, novos velhos alunos. Rever os amigos, reclamar da vida e renovar a fé em nossa profissão. Estar pronto para salvar vidas da ignorância e da obscuridade, esse é o nosso propósito agora e sempre.
Vamos em frente, mais um ano vem! Como dizia o poeta de Itabira, “quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí, entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui por diante vai ser diferente”.

Um comentário:

  1. Realmente a docência é uma profissão com muito desafios, temos em nossas mãos o " futuro" do nosso país, nossas crianças e jovens.
    Concordo quando diz que para ser professor é necessario ter paciência e jogo de cintura, pois sem isso fica muito complicado o dia-a-dia da nossa profissão.
    Apesar de todos os desafios eu acho a docência uma das profissões mais gratificantes que há. Pois não deve haver nada melhor que ver um aluno crescendo e conquistando seus objetivos e sabermos que de alguma forma fizemos parte da historia dele.

    ResponderExcluir